Iceb retoma trajetória de crescimento no mês de abril
O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (Iceb) registra alta de 10,3 pontos em abril e retoma a trajetória de crescimento, após arrefecimento
O índice avalia as expectativas dos sindicatos e associações de representantes do setor produtivo baiano e é calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).
Analisando os setores por atividade econômica, o setor de serviços e comércio mantém-se na zona de ‘otimismo moderado’, com melhora no indicador setorial em relação ao mês de março. O indicador apresentou variação positiva de 29,7 pontos e passa a registrar 117,6 pontos.
De acordo com o Iceb, a agropecuária apresentou o menor valor na série histórica para o setor, com queda de 229,2 pontos no indicador setorial, que passa a registrar -107,1 pontos e cai para a zona de pessimismo moderado. O índice é resultado de oscilações na expectativa dos empresários do setor, que demonstraram apreensão em relação à utilização da capacidade produtiva, situação financeira e abertura de novas unidades. Também há preocupação em relação às variáveis econômicas para o PIB estadual e nacional, assim como inflação e juros.
No mês de abril, as variáveis de ‘desempenho das empresas’ continuam apresentando resultados melhores que as ‘variáveis econômicas’, exceto para a indústria. No geral, as ‘variáveis econômicas’ registraram -26,7 pontos, enquanto as de ‘desempenho das empresas’ foram de 77,5 pontos.